As TIC e o Ensino de Português
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O debate está aberto

+7
Admin
Cecília Pontes
Leila Rodrigues
Célia Maria
Simone R
Renata de Lima Faili
Marcos Abuc
11 participantes

Ir para baixo

O debate está aberto Empty O debate está aberto

Mensagem por Admin Dom Out 30, 2016 1:03 pm

Olá, professores!!!

Este espaço é para postarmos nossos comentários a respeito das experiências de uso das tecnologias digitais apresentadas por diferentes profissionais durante o Senated. Valeu a pena participar do Senated?
É possível aplicar algumas dessas experiências em São José dos Campos?

Aguardo a participação de todos!!!

Abraços,

Professora Fran

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/10/2016

https://tic-educacao.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Marcos Abuc Dom Out 30, 2016 1:11 pm

O Senated foi uma experiência bacana, gostei de receber informações sobre o Ensino Híbrido, ouvir propostas pedagógicas realizadas e confesso que deu um frio na barriga, afinal, tudo que é novo me causa um certo medo. Quando eu digo medo é no sentido de utilizar as ferramentas de maneira correta e o medo é por não dominar 100% tudo que nos foi apresentado.
A questão de vídeo aulas, por exemplo, é uma atividade bacana e podemos criar conteúdo para auxiliar os estudos daqueles que pretendem fazer as provas da Embraer, Etec, institutos, enfim. Tive a experiência de realizar um grupo de estudos com os alunos do nono ano e foi muito bacana, entretanto, acredito que se eu tivesse elaborado aulas para internet, por exemplo, seria ainda melhor, pois, eles poderiam assistir várias vezes, para o próximo ano estou pensando em explorar esta possibilidade.
A questão do podcast é muito enriquecedora, podemos fazer em sala sem dúvidas. Penso que tudo que é novo acaba sendo atraente por determinado tempo e depois precisaremos buscar outras alternativas para continuar a realizar um trabalho que seja eficaz.
Infelizmente não consegui assistir tudo.


Última edição por Marcos Abuc em Dom Out 30, 2016 2:33 pm, editado 1 vez(es)

Marcos Abuc

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Admin Dom Out 30, 2016 1:20 pm

Olá, professor Marcos!

Você deu início ao nosso fórum e sua contribuição é muito importante, principalmente, quando comenta sobre o "frio na barriga". Essa é uma reação natural do ser humano que está sempre em busca de novos conhecimentos e se depara com uma avalanche de novidades.
Muita calma nesta hora, aconselharia, porque antes de aplicarmos uma tecnologia precisamos aprender a avaliar o seu potencial pedagógico. E, você, eu e todo o grupo estamos caminhando nessa direção.
Também achei muito interessante as experiências que você comentou, principalmente, sobre o podcast.
Abraços,
Prof.ª Fran

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/10/2016

https://tic-educacao.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Renata de Lima Faili Dom Out 30, 2016 9:16 pm

Foi minha primeira participação no SENATED, confesso que não conhecia tal Seminário. Foram interessantes os temas abordados, trazidos, em sua maioria, de forma esclarecedora.
A palestra de abertura sobre o Ensino Híbrido nos trouxe uma reflexão sobre a necessidade de uma ruptura com o modelo convencional de ensino e os ganhos com a aplicação dessa nova prática: mudança no papel do professor, alunos aprendendo de forma diferenciada, tecnologia facilitando o trabalho, aprendizado entre pares, avaliação diferenciada.
A proposta de sala de aula invertida também foi novidade para mim e vi a possibilidade de aplicar com meus alunos, ainda que de forma simplista, mas já é uma mudança.
Achei interessante a aplicação do podcast em sala, as muitas possibilidades de trabalho, mas confesso que não sei como fazer. Tenho muito o que aprender com os demais colegas que, de repente, já fazem uso desse recurso em sala.
Como falou o professor Rafael Procópio em um dos vídeos sobre ensino híbrido "é importante que o professor esteja atualizado com a realidade conhecendo os recursos tecnológicos disponíveis e dominando suas funcionalidades".
Espero que o curso "As TIC e o Ensino de Português" nos possibilite a prática com alguns desses recursos associados a proposta curricular e objetivos de aprendizagem.

Renata de Lima Faili

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Renata de Lima Faili Dom Out 30, 2016 9:27 pm

Professor Marcos, também compartilho dessa insegurança.
Mas estamos no caminho: estudando sobre o assunto, compartilhando práticas, nos permitindo mudar.

Renata de Lima Faili

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Simone R Seg Out 31, 2016 1:05 am

Boa noite...
Esta também foi minha primeira vez participando do SENATED, que eu não conhecia. O evento renovou minhas esperanças na Educação, sugeriu várias práticas envolvendo as tecnologias. A única coisa que eu lamento muito é que a maioria das palestras ocorreram ao vivo no mesmo horário em que eu trabalho, o que dificulta a participação.
Já tinha ouvido falar em ensino híbrido em estações de rotação, através de um professor de Educação Física da escola em que trabalho, e também em outro curso que fiz, no qual ofereceram material para estudo (texto) sobre ensino híbrido.
Foi bastante útil aprender a formular jogos e, mais do que isso, ver que é possível fazer com que os alunos programem e criem jogos. Para mim, foi uma realização.
A insegurança existe, o medo de os alunos se perderem no meio do caminho, desfocar, estragar equipamentos... mas acredito que toda transformação de perspectiva requer tempo para a adaptação.
Abraços...

Simone R

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Célia Maria Seg Out 31, 2016 11:46 am

Bom dia, pessoal. Infelizmente por falta de tempo e por motivos técnicos só pude assistir à palestra de abertura. Tive de comprar um HD externo de 1T para salvar  tudo o que tenho no pc e no notebook, ambos bugaram; com certeza é vírus.
Gostei do formato do curso do Senated. É um assunto de que gosto muito. Desde 2011 participo de vários cursos online, os MOOCs, pela plataforma americana Coursera, que hoje já se encontra no Brasil pela Fundação Lemann.
Penso que o uso das novas tecnologias em sala de aula não é mais uma opção para os professores, mesmo que comecem bem devagarinho, com muito pouca coisa, acho que todos têm que começar. Nossos alunos fazem uso diário de muitas ferramentas digitais e com elas estão aprendendo muito e o tempo todo. Contudo, temos que nos preparar para intervir nesse processo, pois nossa intervenção é muito importante. Tenho um artigo publicado com meu orientador da Unitau, no qual abordo a importância de se conhecer mais sobre as características da linguagem digital em algumas ferramentas, pois o seu uso inadequado pode ser prejudicial. Ele tem 22 páginas, talvez seja cansativo, mas para quem estiver interessado, envio o link pelo whatsapp. Este fórum não me permite postar links.
Vi um vídeo de uma experiência recente em uma escola americana. O mesmo conteúdo foi aplicado de três maneiras. A primeira só usando um jogo. A segunda, o professor transmitindo de maneira tradicional e a terceira de maneira BLENDED, ou híbrida, como chamamos em português. Os alunos jogavam, mas o professor intervinha em alguns momentos. Resultados de aprendizagem através de um pré e um pós-teste: o primeiro grupo subiu sua nota em 0,1%, o segundo em 6% e o terceiro em 10%.
Então, parabéns pela iniciativa de criar essa possibilidade para nós, querida Fran e para todos os professores que de maneira direta, estando neste curso, ou de outras maneiras, estão procurando entender tudo isso. Estamos no caminho certo, sempre buscando.
Um grande abraço
Célia Maria

Célia Maria

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Leila Rodrigues Seg Out 31, 2016 11:57 pm

Boa noite professores!
Foi minha primeira participação no SENATED e eu também não tinha conhecimento deste Seminário. Infelizmente não pude assistir a todos, devido aos horários. Porém, os que assisti foram muito interessantes e deram o “gostinho” de quero mais e certamente estarei assistindo aos poucos os demais.
Assim, como o professor Marcos e a professora Renata citaram também sinto um pouco de insegurança, mas tenho uma vontade enorme de fazer diferente. Mexer no padrão da sala de aula. Já assisti palestras sobre o Ensino Híbrido, sobre a proposta de sala de aula invertida e estou me preparando para aplicar essas inovações no próximo ano. Sinto que preciso de maior investimento na minha formação para encarar esse desafio com maior segurança.
A palestra do professor Sandro Ribeiro, me deixou mais interessada em utilizar a proposta da sala de aula invertida. Já fiz alguns rascunhos sobre o que preciso fazer e saber para colocar em prática. Vivenciar em sala de aula o que estudamos é um grande desafio. E, como citou a professora Renata, mesmo que de modo simplista, mas tentar aplicar já é o início de uma mudança, é um primeiro passo.
Professora Fran, foi uma excelente proposta nos indicar o Senated, realmente me abriu novos horizontes para melhorar o trabalho com recursos tecnológicos em sala de aula. Obrigada!

Leila Rodrigues

Mensagens : 1
Data de inscrição : 31/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Cecília Pontes Ter Nov 01, 2016 9:31 am

Olá, professores! Bom dia!
Como muitos professores mencionaram também foi a minha primeira participação no SENATED. Aprendi muito com as palestras, cada uma delas trazendo contribuições relevantes à pratica de sala de aula. A palestra que me despertou para fazer algo inovador nas aulas foi sobre o Ensino Híbrido. O tema permitiu-me pensar sobre novas possibilidades de integrar tecnologia digital ao currículo escolar. A proposta do ensino parece ser muito boa: maior engajamento dos alunos; aproveitamento do tempo do professor; acompanhamento individualizado; aproximação da realidade com o conteúdo escolar. Enfim, inserir a tecnologia como foco nas personalização das ações de ensino e aprendizagem.
Como alguns professores mencionaram, também tenho minhas inseguranças, medo do que é novo, mas desafios são importantes para o crescimento profissional. Acredito que todos nós já demos o primeiro passo.

Cecília Pontes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Admin Ter Nov 01, 2016 8:53 pm

Olá, professores!

Gostei de ler as postagens de vocês e de saber que as palestras do Senated trouxeram contribuições ao grupo. Realmente, é uma pena que nossa carga horária de trabalho nos dificulte participar de um evento como esse, mesmo que a distância.
Temos até dia 10 de novembro para participarmos deste fórum, que, na verdade, é mais uma experiência para conhecermos uma nova ferramenta de comunicação.

Para quem já se posicionou em relação a sua participação no Senated, o desafio agora é escolher uma das ferramentas compartilhadas pelos palestrantes no Senated e compartilhar neste fórum:
1- O que aprendeu sobre o uso pedagógico dessa ferramenta?
2- Explicite de que maneira essa ferramenta poderá contribuir para a aprendizagem de seus alunos e se é possível utilizá-la na rede municipal.

Não deixem de comentar a postagem de um participante do fórum.

Um abraço a todos!!!

Professora Fran
Razz

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/10/2016

https://tic-educacao.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Claudine Ivanoff Sex Nov 04, 2016 11:25 am

Bom dia!
Achei a proposta do Senated muito enriquecedora. Fazer um seminário aberto, online e gratuito é algo fantástico.
Com certeza, a questão da nossa falta de tempo para termos participado mais efetivamente nos chateou muito.
Apesar disso, foi extremamente importante entrarmos em contato com tantas pesquisas que estão sendo realizadas em relação às TICs e o processo de ensino.
Renovar as esperanças na educação e entender um pouco mais as ferramentas que permitem esse novo olhar é, sem dúvida, o legado do Senated 3.0 .

Claudine Ivanoff

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Claudine Ivanoff Sex Nov 04, 2016 11:33 am

Das inúmeras ferramentas apresentadas no Senated, selecionaria, num primeiro momento, o uso do podcast.
Primeiro, porque já era fã do Mamilos (site incrível de podcast Very Happy ), segundo, porque não havia parado para pensar nessa ferramenta em minhas aulas, e a palestra do Márcio Andrade me permitiu esse novo olhar. Pensei, principalmente, quando trabalho argumentação, posicionamento crítico dos alunos. Seria interessante sair um pouco do esquema de debates, os quais já praticamos com certa frequência, e partir para um mesa redonda, por exemplo, com vários grupos e, talvez, sobre vários assuntos com agrupamentos específicos. Algo a se pensar.

Claudine Ivanoff

Mensagens : 2
Data de inscrição : 03/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Marcos Abuc Sáb Nov 05, 2016 10:02 am

Olá professores. Tenho gostado bastante de tudo que tenho visto de vocês.
A proposta do Senated que mais gostei e acredito que seja bem interessante para todos nós é a utilização de podcast. Arquivo de áudio digital é algo que se torna prático e podemos ajudar nossos alunos, podemos criar pílulas. Exemplo: Vim dá crase há, vim de crase para quê? Escolhemos um conteúdo e colocamos dicas simples para que eles nunca mais errem.
Para que os nossos podcasts fiquem mais interessantes precisamos colocar um fundo musical também.
Para o próximo ano, embora a gente não saiba o que acontecerá, por conta da mudança de partido, poderíamos criar um evento estilo Senated. As palestras de todos os profissionais convidados no Simpósio e as atividades dos colegas da rede poderão ser gravadas e disponibilizadas num link.
Fiquei muito feliz ao ler o comentário da Célia, sobre o artigo produzido. Que tal gravar um vídeo sobre este artigo e nos mandar um link para assistirmos, enfim. Com o Senated estou com "apetite tecnológico", quero aprender muito mais para transformar as minhas aulas, fazer com que cada dia seja diferente.

Marcos Abuc

Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Dulci Marcondes Sáb Nov 05, 2016 11:53 am

Olá pessoal, peço desculpas por não ter participado antes.
Fiquei muito curiosa com tudo o que vi de vocês.
Também é a primeira vez que eu conferi algumas palestras do SENATED 3.0 e gostei bastante, será muito útil no meu cotidiano.
A palestra do Carlos da Silva, Docência Colaborativa, foi bem interessante, ele disponibilizou várias ferramentas e acredito que poderemos utilizar alguma delas para compartilharmos as nossas práticas, inclusive a ferramenta Plano de Aula, afinal, como temos a matriz penso que seria proveitoso. Também quero ler o teu artigo Célia, tudo é válido.
Compartilho da opinião do Marcos, realmente dá um frio na barriga. Este frio é o que nos impulsiona a buscar mais e mais sempre.
Sobre uso de ferramenta acredito que irei explorar a utilização de grupos no Facebook e podcast, ambas parecem ser mais simples e práticas. Quando os alunos são convidados a experimentar também tem ganhos incomparáveis.

Dulci Marcondes

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Carolina Majer Sáb Nov 12, 2016 7:47 am

Bom dia pessoal!
Também foi a minha primeira participação no Senated, adorei a experiência e pretendo participar da próxima, porém não consegui assistir a todas palestras programadas, mas as que consegui acompanhar foram para mim muito enriquecedoras. A palestra sobre o Ensino Híbrido trouxe-me as possibilidades em utilizar as TI de forma que consiga contemplar todos os meus alunos e o meu papel como professora neste processo, o que foi muito válido. Outra palestra que destaco é a do Márcio Andrade sobre Podcast, sendo este um instrumento que eu não havia dado importância antes e que achei muito interessante, pois com ele o professor pode trabalhar de forma dinâmica e sucinta o seu conteúdo e despertar mais interesse em seus alunos, além de ser uma ferramenta fácil de ser utilizada. Vejo também as possibilidades do uso dos podcast pelos próprios alunos, participando e contribuindo neste processo de aprendizagem.

Carolina Majer

Mensagens : 1
Data de inscrição : 08/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Renata de Lima Faili Sáb Nov 19, 2016 12:11 am

Achei interessante a proposta com o uso da ferramenta podcast. Confesso que é algo novo para mim, porém, pretendo recorrer a tutoriais para entender tal funcionamento e, dessa forma, propor seu uso em sala com os alunos.

Renata de Lima Faili

Mensagens : 3
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por danysjc15 Qua Dez 07, 2016 11:18 am

Bom dia!

Infelizmente o evento ocorreu em um dos períodos em que estive mais ocupada e não consegui acompanhar o Senated como gostaria.
Achei a proposta muito interessante e não conhecia a ferramenta webinário. Acho que seria muito interessante sim criar um da REM SJC, não faltariam boas experiências a serem compartilhadas.
Das poucas palestras que assisti, muitos professores propuseram o uso dos smartphones em sala, o que é um desafio, que inclusive não é aceito por algumas escolas, uma vez que seu uso é proibido por lei.
Também acabei conhecendo outras ferramentas, como o Wiki, que embora seja um pouquinho difícil seu manuseio, é bem interessante.
Espero que mais cursos como esses sejam propostos em momentos mais oportunos.
Abraço!
Daniele Aquino

danysjc15

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

O debate está aberto Empty Re: O debate está aberto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos